Espero que gostem e não deixem de deixar aqui o vosso comentário!

25
Mai 08

Deixo aqui algumas coisas sobre esta doença.

 

A Eslerose Múltipla é uma doença inflamatória crónica, desmielinizante e degenerativa, do sistema nervoso central que interfere com a capacidade do mesmo em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio, entre outras.

Denomina-se esclerose porque se forma um tecido parecido com uma cicatriz, que endurece, formando  uma placa em algumas áreas do cérebro e da medula espinal. Há três tipos de Esclerose Múltipla: a Esclerose múltipla surto/remissão (recorrente remissiva), esclerose múltipla secundariamente progressiva e esclerose múltipla primariamente progressiva.

   

O tratamento desta doença passa por manter um bom estado de saúde geral, ser activo (a), seguir uma alimentação equilibrada e repousar o suficiente.
É recomendado um programa de exercícios e ginástica muscular, que ajudam a diminuir a tensão muscular e ajuda na recuperação dos surtos.
Ir ao médico com certa frequência e os medicamentos são necessários. Os medicamentos são relaxantes musculares e imunomoduladores.
 

 

Como em todas as doenças crónicas, é fundamental aceitar a doença. Não pense em si como deficiente ou incapacitado, tente ser activo ao máximo e viver cada dia, não pensando muito no passado ou no futuro.

 

 

 

  

O sintomas diferem da zona lesada: cérebro ou espinal medula.
De lesões cerebrais podem surgir os seguintes sintomas:
- visão dupla;
- falta de força e sensibilidade nos membros;
- falta de controlo dos movimentos finos da mão;
- desequilíbrio;
 - alterações na memória;
- fadiga.
Das lesões a nível da espinal medula podem resultar:
entorpecimento e fraqueza dos membros;
- perturbações da bexiga;
- espasticidade;
- rigidez e sensação de membros pesados, dormência, dores, comichão;
 - dificuldades de locomoção.
Ao nível da visão verifica-se:
- visão turva;
- perda da percepção das cores.
 
publicado por osmacaquinhosdomeusotao às 20:00

1 comentário:
Meu nome e joana darc , tenho 44 anos mro em teresopolis/rj e uma medica me diagnosticou como tendo esclerose multipla. A rmn mostra grande quantidade de lesao no cerebro e algus na face, tenho problemas c/ a urina, visao dupla, mt dor de cabeça e no lado esquerdo da face e uso muletas pois nao tenho mt controle do corpo.porem estive internada mes passado no hospital do fundao no rj e depois de uma nova rmn o medico nao concluiu meu diagnostico. Fui atendida tambem por um psquiatra que me deu o diagnostico de disturbio da personalidade borderline, hoje estou mal e ñ sei mais no ke acreditar. Tem alguem ai ke pode me ajudar? Obrigada.
joana darc carreiro da silva a 23 de Agosto de 2011 às 14:47

Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO